A Educação do Campo como Pedagogia contra a “Pobreza Política”

Autores/as

  • Rafael Rossi UNESP - FCT de Presidente Prudente - SP
  • Pedro Demo Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.377

Resumen

Neste texto problematizamos a Educação do Campo desempenhada na luta dos movimentos sociais do campo, enquanto uma Pedagogia do Exemplo, que combate a “pobreza política” debatida por Demo (1991). Compreendemos que a efetivação do direito à educação perante a população camponesa, não tem se configurado em uma perspectiva “de cima para baixo”. Justamente o oposto ocorre, pois os camponeses se engajam em movimentos sociais e têm conseguido importantes conquistas na área educacional, afirmando-se na prática pedagógica que desenvolvem enquanto “homens políticos” também na perspectiva de Demo (1991). Assim, o pesquisador em Educação precisa estar atento para essa Pedagogia do Exemplo que vem sendo construída, para que juntos, possamos assumir a dimensão política do processo educacional, sem contudo, negar também, a educabilidade do ato político, como já nos explicava os textos de Paulo Freire.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Demo, Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB)

PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, 1967-1971, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), 1999 - 2000.

Atualmente, é Professor Titular Aposentado e Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Sociologia.

Publicado

2014-07-15

Cómo citar

ROSSI, R.; DEMO, P. A Educação do Campo como Pedagogia contra a “Pobreza Política”. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.377. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6601. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos