IDENTIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA

Autores/as

  • Camila da Rosa Medeiros Prefeitura Municipal de Criciúma-SC
  • Eduardo Batista Von Borowski Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.378

Palabras clave:

Percurso docente, Identização docente, Professores iniciantes.

Resumen

Este estudo teve como objetivo identificar como ocorre o processo de identização de professores de Educação Física em início de carreira docente. Participaram 13 professores de Educação Física iniciantes na docência em escolas públicas, que responderam um questionário com perguntas abertas, versando sobre o processo de construção do tornar-se professor. Os resultados mostram que o confronto entre o real e o ideal fomenta a construção da identidade docente. Este movimento embasa a prática educativa através da reflexão sobre o cotidiano escolar, no fazer pedagógico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila da Rosa Medeiros, Prefeitura Municipal de Criciúma-SC

Licenciada em Educação Física. Professora de Educação Física da rede de ensino municipal de Criciúma-SC.

Eduardo Batista Von Borowski, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação; Professor do curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPEL); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM; Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação. Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor do curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

MEDEIROS, C. da R.; VON BOROWSKI, E. B.; KRUG, H. N.; CONCEIÇÃO, V. J. S. da. IDENTIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.378. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6602. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos