ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO IDEB

Autores/as

  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Antonia de Souza Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sônia Aparecida Branco Beltrame Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.634

Palabras clave:

IDEB, Educação do Campo, Escolas Públicas

Resumen

Este artigo tem o objetivo de socializar a primeira fase da pesquisa quanti-qualitativa em desenvolvimento na Região Sul do Brasil, que tem como um dos propósitos caracterizar as escolas do campo a partir do levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do ano de 2009 nos três estados da Região. A pesquisa vincula-se ao Observatório da Educação, núcleo em rede, que tem três objetivos centrais, a saber: levantamento de dados do IDEB; análise do letramento dos professores e formação de professores segundo a concepção da investigação-ação. Neste artigo são apresentadas considerações teórico-metodológicas acerca da avaliação da educação básica; bem como uma descrição dos resultados obtidos em cada um dos Estados no que tange ao IDEB das escolas do campo; e realizam-se as primeiras aproximações acerca de características das escolas do campo nos três estados. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional, mestrado em Educação (1988) e doutorado em Educação (2000), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo e pesquisadora na UFRGS, na Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Básicos - e na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação

Maria Antonia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP/ Presidente Prudente. Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Associado C da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Curso de Pedagogia. Tem livros e capítulos de livros publicados sobre o tema movimentos sociais, Educação do Campo e pesquisa em educação. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1C.

Sônia Aparecida Branco Beltrame, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras, pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC/ Lages- SC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pesquisadora dos temas educação e movimentos sociais, educação de jovens e adultos, formação de professores e Educação do Campo. Email: soniabel@terra.com.br

Publicado

2015-12-15

Cómo citar

PALUDO, C.; SOUZA, M. A. de; BELTRAME, S. A. B. ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO IDEB. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.634. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6781. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê