Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.897Palabras clave:
Atividade-didática. Ensino-aprendizagem. Jogos didáticos.Resumen
Por vezes os alunos se sentem desmotivados com o modelo de aula tradicional e os jogos didáticos surgem com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas, principalmente em conteúdos complexos, como os de biologia, estimulando o aprendizado. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do jogo “Animal Combate”, como instrumento pedagógico e motivacional para o ensino de temas de biologia e verificar o nível de conhecimento dos alunos após a aplicação do jogo. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio, em que os alunos responderam dois questionários avaliativos, sendo um pré e um pós-atividade didática, com perguntas abertas e de múltipla escolha, sendo avaliados apenas os acertos nas alternativas. O jogo proposto, foi adequado para a série/ano na qual foi aplicado, caracterizando-se como uma ferramenta complementar de ensino e aprendizagem, demostrando um aumento nos acertos das respostas, mostrando-se eficaz como instrumento motivador da aprendizagem do conteúdo de Biologia.
Descargas
Citas
ASSIS, Tânia Regina; COSTA, Fabiano Gonçalves; COSTA, Priscila Carosa; CASAGRANDE, Jéssica; CASTRO, Bruna Jamila. Contribuições de um jogo didático para o ensino de Zoologia nas aulas de Biologia. In: 3º Congresso Internacional de Educação -Educação: Saberes para o século XXI, 2011.
BASTOS, Pedro de Souza Junior. Metodologia e estratégias para o ensino de zoologia. Distrito Federal, dez. 2013.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec), 2000.
CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, Tânia Mara; FELICIO, Ana Karina. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p. 35-48, 2003.
CASAS, Luana Lopez; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; SOUZA, Carol Ferreira; CALADO, Nathércia Vasconcelos. Utilização de jogos como recurso didático para o estudo de embriologia. 2010.
DELIZOICO, Demétrio; ANGOTTI, Jose André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo; cortez, 1994.
FIALHO, Neusa Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino, 2008. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/293_114.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.
GAGNÉ, Robert. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. v. 15, p. 282-293, 2010.
JORGE, Viviane Loureiro et al. Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. In: VII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, nov. 2009.
MIRANDA, Simão. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, São Paulo, v. 28 n. 168, p. 64-66, 2001.
NEVES, Ágata Laisa; SOUSA, Gardene Maria; ARRAIS, Maria das Graças Medina. A produção de jogos didáticos de botânica como facilitadores do ensino de ciências na EJA. SBEnBio, n. 7, out. 2014.
PAJOLA, Franciele et al. Recreação no Ensino de Ciências conhecendo a Tabela Periódica. In: IX Reunião Anual de Didática e Prática de Ensino, Catalão, p. 225-227, 2009.
PEDROSO, Carla Vargas. Jogos Didáticos no Ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: IX Congresso Nacional de Educação - Educere, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009.
PINTO, Leandro Trindade. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. 2009. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2009.
RODRIGUES, Marciel Elio; JUSTINA, Lordes Aparecida Dela; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O Conteúdo de sistemática e Filogenética em livros didáticos do ensino médio, 2011.
SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachin. Possibilidades do uso de analogias e metáforas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de zoologia no 7º ano do ensino fundamental. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. Boa Vista, 2009.
SILVA, Isayane Karinne de Oliveira; MORAIS, Marçal José de Oliveira. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. HOLOS, RN, ano 27, v. 5, 2011.
TAVARES, Priscila Carvalho. Utilização de jogo educativo como proposta para favorecer o ensino de ciências nas turmas do 8º ano da Escola Municipal Maria Caproni de Oliveira, Município de Carvalhópolis MG, 2012. Dissertação (monografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado, 2012.
TEIXEIRA, Mônica de Carvalho; ROCHA, Leandra Jacinto; SILVA, Vanessa Souza. Lúdico: Um Espaço para a Formação de Identidades. In: III Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora, 2005.
WORTMANN, Maria Lucia Castagna; SOUZA, Nadia Geisa Souza; KINDEL, Eunice Aita Isaias. O estudo dos vertebrados na escola fundamental. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 1997.
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, Robson Caldas. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 13, p. 72-81, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.