A FORMAÇÃO CULTURAL DO PROFESSOR: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Michelle de Freitas Bissoli UFAM
  • Aline Janell de Andrade Barroso Moraes UFAM
  • Sônia Cláudia Barroso da Rocha UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.510

Palavras-chave:

Formação Cultural. Formação Inicial e Continuada de professores. Educação Infantil.

Resumo

É frequente no discurso político a valorização dos professores, a começar pelo investimento em sua formação. Mas, a qualidade da formação inicial e continuada, oferecidas de maneira maciça aos professores, tem sido ponderada? Neste trabalho procuramos refletir sobre um aspecto relevante da formação de professores, dada a sua influência no trabalho docente: a formação cultural. A formação cultural é aqui referida como processo de apropriação da cultura historicamente acumulada e, mais especificamente, como ampliação das experiências estéticas dos professores. Buscamos, em última instância, pensar a importância da formação cultural de professores da educação infantil, uma vez que essa etapa da educação básica é lócus privilegiado para o enriquecimento das experiências das crianças. Apesar de sua importância, pouco tem se pensado sobre uma formação de professores que lhes garanta acesso ao patrimônio cultural produzido histórico-culturalmente, o que reverbera em sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle de Freitas Bissoli, UFAM

Profesora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas

Aline Janell de Andrade Barroso Moraes, UFAM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas

Sônia Cláudia Barroso da Rocha, UFAM

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

BISSOLI, M. de F.; DE ANDRADE BARROSO MORAES, A. J.; BARROSO DA ROCHA, S. C. A FORMAÇÃO CULTURAL DO PROFESSOR: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.510. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6677. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos