Relações de gênero na Pedagogia: concepções de estudantes homens
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.720Palavras-chave:
Pedagogia, Homens, Relações de Gênero, Formação e Profissão DocenteResumo
O artigo parte de questionamentos e inquietações com a formação docente no curso de Pedagogia. Para conduzir este estudo nos inspiramos nas perspectivas dos estudos de gênero e dos estudos pós-críticos em educação. O foco da pesquisa foi o curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo realizada a partir de entrevistas com cinco estudantes homens que concordaram em compartilhar suas vivências e percepções enquanto sujeitos masculinos na graduação em Pedagogia. Adotando como base os resultados desse processo investigativo, discutiremos neste artigo duas categorias de análise delineadas a partir das entrevistas: a naturalização do curso de Pedagogia como espaço eminentemente feminino; o medo e a suspeita em relação à presença dos estudantes homens nas escolas.Downloads
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Publicado
2016-09-22
Como Citar
CASTRO, R. P. de; SANTOS, V. R. dos. Relações de gênero na Pedagogia: concepções de estudantes homens. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.720. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6859. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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