Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855Palavras-chave:
Práticas educativas. Ensino científico. Filosofia da educação.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo relacionar a proposta epistemológica desenvolvida por Gaston Bachelard à sua ideia de progresso da ciência e de educação científica, fundamentando-se em uma leitura monográfica da obra do filósofo francês. Logo, o presente trabalho procura refletir sobre as contribuições da epistemologia bachelardiana à educação em geral e particularmente para o ensino de ciências em sua relação com a formação de professores. Em suas referências primárias o trabalho tem, como foco principal, a leitura do livro A formação do espírito científico, obra em que o pensador desenvolve sua visão crítica sobre o papel da educação científica para o desenvolvimento da ciência como um todo. Contudo, para uma melhor hermenêutica do texto, também serão utilizadas outras obras de Bachelard, como A filosofia do não e O novo espírito científico, entre outros textos que tangenciam o assunto ora abordado.Downloads
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Referências
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Publicado
2017-09-24
Como Citar
BARROSO, M. A.; SANTOS PINTO, T. J. Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 232–249, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6944. Acesso em: 21 nov. 2024.
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