Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura

Autores

  • Marco Antonio Barroso Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tarcísio Jorge Santos Pinto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855

Palavras-chave:

Práticas educativas. Ensino científico. Filosofia da educação.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo relacionar a proposta epistemológica desenvolvida por Gaston Bachelard à sua ideia de progresso da ciência e de educação científica, fundamentando-se em uma leitura monográfica da obra do filósofo francês. Logo, o presente trabalho procura refletir sobre as contribuições da epistemologia bachelardiana à educação em geral e particularmente para o ensino de ciências em sua relação com a formação de professores. Em suas referências primárias o trabalho tem, como foco principal, a leitura do livro A formação do espírito científico, obra em que o pensador desenvolve sua visão crítica sobre o papel da educação científica para o desenvolvimento da ciência como um todo. Contudo, para uma melhor hermenêutica do texto, também serão utilizadas outras obras de Bachelard, como A filosofia do não e O novo espírito científico, entre outros textos que tangenciam o assunto ora abordado.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Barroso, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialização (2006), Mestrado e Doutorado em Ciência da Religião, pela mesma instituição.  Professor e pesquisador da UEMG/Unidade de Ubá.

Tarcísio Jorge Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

BARROSO, M. A.; SANTOS PINTO, T. J. Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 232–249, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6944. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos