Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP

Autores

  • Minelva Medeiros dos Reis Universidade Federal do Amapá
  • Eugénia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Secretaria de Estado da Educação do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902

Palavras-chave:

Racismo. Lei 10.639/2003. Mídias. Educação pública. Amapá.

Resumo

O presente artigo resulta de um projeto de mesmo nome, que teve como objetivo analisar as possibilidades de uso das diversas mídias na prevenção e no combate ao racismo em uma escola da rede municipal de ensino de Macapá-AP. No estudo foram utilizados dois tipos de pesquisa: a bibliográfica e a de campo. A metodologia utilizada foi a colaborativa e reflexiva proposta por Magalhães e Liberali (2011). Quanto à abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo em vista que propôs uma reflexão sobre os fazeres pedagógicos e, a partir da própria realidade, construiu-se novos conhecimentos. Os resultados demonstram que, apesar do desconhecimento de alguns dos sujeitos da pesquisa sobre o uso das mídias na educação, elas constituem-se como poderosos recursos pedagógicos a serem utilizados na efetivação da Lei n° 10.639/2003, se trabalhados em uma perspectiva de perceber os aspectos sutis por onde o racismo vai sendo reproduzido e superado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Minelva Medeiros dos Reis, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Letras (FAMA), Especialista em Mídias na Educação (UNIFAP), Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira (IBPEX), Especialista em Supervisão e Formação de Professores – Conhecimento e Ciência, Pós graduanda em Políticas Educacionais (UNIFAP). Professora da rede municipal de ensino de Macapá-AP.

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela UERJ. Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Elivaldo Serrão Custódio, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Docente da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED).

Referências

ALAKIJA, Ana. Mídia e identidade negra. In: BORGES, Roberto Borges; BORGES, Rosane. (Org.). Mídia e racismo. Coleção Negras e Negros: Pesquisas e Debates Coordenação: Tânia Mara Pedroso Müller. Petrópolis, RJ: DP et al. Brasília, DF: ABPN, p. 108-154, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BORGES, Roberto Borges; BORGES, Rosane (Org.). Mídia e racismo. Coleção Negras e Negros: Pesquisas e Debates Coordenação: Tânia Mara Pedroso Müller. Petrópolis, RJ: DP et. al. Brasília, DF: ABPN, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. EPROINFO - Educação na Sociedade da Informação. Sociedade da Informação do Brasil (livro verde). Cap. 4, 2008. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/p_d/cap04.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96. Brasília, DF, 1996.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo negro, 2001.

FERNANDES, Alisandra Cavalcante; FREIRE, Raquel Santiago; FILHO, José Aires Castro. Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores. Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – Proativa. Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará. Campus do Pici, 2014. Disponível em: <http://www2.virtual.ufc.br/proativa/publicacoes/artigos/6998cb66d50ab32e3c4f41bd4ac64853.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.

FOSTER, Eugénia da Luz Silva. Garimpando pistas para desmontar racismos e potencializar movimentos instituintes na escola. Curitiba: Appris, 2015.

FOSTER, Eugénia da Luz Silva; VIDEIRA, Piedade Lino; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Contribuições da narrativa ficcional na superação do racismo e na implementação da lei nº 10.639/2003 nos currículos. In: HARTMANN, Luciana (Org.). Narrativas orais infantis: GT de Literatura Oral e Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística – ANPOLL. Londrina, v. 20, jul./dez., p. 331-346, 2015.

LIBERALI, Fernanda. Formação de Professores de Línguas: Rumos para uma sociedade crítica e sustentável. In: GIMENEZ, Telma; MONTEIRO, Manuel da Conceição Graça. Formação de Professores de Línguas na América Latina e Transformação Social. Pontes, p. 71-91, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MACAPÁ, Prefeitura Municipal de. Projeto de Lei nº 2.178/2015-PMM. Macapá – AP, 2014.

MAGALHÃES, Maria Cecilia; LIBERALI, Fernanda. A formação crítico-colaborativa de educadores: a "vida que se vive" - uma complexa escolha metodológica. In: BALDI, Elena Mabel Brutten; PIRES, Gabriel Natan; FERREIRA, Maria Salonilde. Políticas educacionais e práticas educativas. Natal: EDUFRN, v. 1, p. 293-320, 2011.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin et. al. (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, v. 2, p. 26-38, 2000. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm>. Acesso em: 21 nov. 2016.

MORETTO, Vasco Pacheco. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

MUNANGA, Kabengele. Algumas considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 46-57, dez/fev., 2005-2006. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/68/05-abengelemunanga.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.

NERY, Raoni Oscar Nery; CARNEIRO, Maria Elizabeth Ribeiro. O “negro” na mídia televisiva: Uma análise da representação do negro no mundo da televisão. In: FILHO, Guimes Rodrigues; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do. Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da lei federal 10.639/2003. 1. ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, p. 143-155, 2012.

OLIVEIRA, Leonardo Silva; KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim. A Imagem do Negro na Mídia Brasileira: Descortinando olhares. In: FILHO, Guimes Rodrigues; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do. Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da lei federal 10.639/2003. 1. ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, p. 112-122, 2012.

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

RAMOS, Ludma Lillyan Vieira Ramos; FILHO, Guimes Rodrigues. Mídia e Preconceito em Propagandas: Um panorama sobre a propagação de estereótipos e discriminação contra negros (as) pelos meios de comunicação. In: FILHO, Guimes Rodrigues; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de; NASCIMENTO, João Gabriel do. Formação inicial, história e cultura africana e afrobrasileira: desafios e perspectivas na implementação da lei federal 10.639/2003. 1. ed. Uberlândia, MG: Editora Gráfica Lops, p. 132-142, 2012.

SANTOS, Gevanilda. Relações Raciais e desigualdades no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008.

SILVA, Denise Almeida. “Para gostar de ser”: literatura negra, racismo e autoestima. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 41, n. esp., p. 88-94, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7330>. Acesso: 06 ago. 2016.

SOARES, Josefa Maria Paixão. Mídias na educação: a utilização dos objetos de aprendizagem na escola estadual de educação básica Prof. Pedro de França Reis - avanços e dificuldades. V EPEAL, 2015.

SOUSA, Ivaldo da Silva. As relações étnico-raciais em sala de aula: preconceito invisível, porém concreto. Pará de Minas, MG: Editora virtual. Books, 2014.

XAVIER, Maria do Carmo; DORNELLES, Ana Paula Lacerda. O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da identidade cultural e étnica no Brasil. EccoS Revista Científica, v. 11, n. 2, p. 569-586, jul/dez. 2009. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/715/71512786014.pdf >. Acesso em: 08 dez. 2017.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, Azoilda Loretto; SANTOS, Rafael dos (Orgs.). Multiculturalismo - Mil e uma faces da Escola. 3. ed. Coleção: O sentido da Escola, Rio de Janeiro; DP&A, p. 7-16, 2002.

VIDEIRA, Piedade Lino. Marabaixo, dança afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

REIS, M. M. dos; FOSTER, E. da L. S.; CUSTÓDIO, E. S. Mídias na escola: recursos pedagógicos na prevenção e combate ao racismo em escolas da rede municipal de ensino de Macapá-AP. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 478–495, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.902. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6984. Acesso em: 24 nov. 2024.