O que dizem teses e dissertações sobre o uso de espaços religiosos pelas escolas públicas, no contexto da educação em tempo integral?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8175

Palavras-chave:

Educação, Religião, Escola pública, Espaços religiosos, Educação em tempo integral

Resumo

Em diferentes pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos sobre a ampliação da jornada escolar, observamos a utilização de espaços religiosos por escolas públicas para possibilitar o desenvolvimento de atividades escolares. Essa realidade trouxe-nos questionamentos e motivou-nos a realizar este estudo, que é parte de uma tese desenvolvida em curso de doutorado. Especificamente no escopo do presente artigo, objetivamos analisar o que dizem as teses e dissertações sobre essa questão, quando em situação de ampliação da jornada escolar para o tempo integral. Metodologicamente, realizamos um Estado do Conhecimento, a partir de levantamento de dissertações e teses com essas temáticas no banco de dados da CAPES. Esta tarefa não localizou trabalhos acerca de parcerias entre escolas públicas e instituições religiosas para uso de espaços, revelando que nosso estudo pode ser considerado relevante, principalmente, em termos de contribuição para o aprofundamento da temática no Brasil.

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Biografia do Autor

Flávia Russo Silva Paiva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação e Mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras e Pedagogia, pela Universidade Santa Úrsula. Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

PAIVA, F. R. S.; COELHO, L. M. C. da C. O que dizem teses e dissertações sobre o uso de espaços religiosos pelas escolas públicas, no contexto da educação em tempo integral?. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020022, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8175. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8175. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas