Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i2.88Resumo
A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.