Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v4i2.88Abstract
A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.