Intervenção psicossocial em uma equipe de Inspetores de Ensino Secundário.
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.297Resumo
O presente artigo é uma reflexão que surgiu a partir de um projeto de extensão que realizamos na Faculdade de Psicologia da Universidade da República (Uruguai). A experiência aconteceu dentro do Conselho de Educação Secundária, a partir da demanda de um grupo de inspetores da referida organização, para indagar sobre o prazer e o sofrimento no trabalho. Foram realizadas quatro oficinas com a equipe de inspetores, partindo da perspectiva da psicologia clínica, que articula o aspecto psicossocial, habilitando uma construção coletiva de significações. Segundo o que ouvimos nessas oficinas, há problemas centralizados na falta de reconhecimento, frustração, confusão e desesperança. Esses problemas estão relacionados com o enfraquecimento da dimensão grupal da instituição, que não está possibilitando o encontro entre inspetores, nem a construção de um conhecimento próprio.
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