Novas realidades da produção agrícola: refletindo possibilidades de associação da educação do campo com o Projeto de Extensão - "Feira Agroecológica"
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12473Palavras-chave:
Agricultura, Agroecologia, Feiras agroecológicasResumo
A Agroecologia valoriza pessoas em espaços de troca de saberes, boas práticas e comércio justo. Este artigo reflete o Projeto de Extensão "Feira Agroecológica", associado a educação, propondo novas realidades de produção e modos de vida, versus sistemas agroindustriais integrados, atualmente hegemônicos. A reflexão teórica parte da ideia de transformações socioeconômicas e culturais, pela pedagogia da alternância, sugerindo produção e relações socioambientais diferentes do modelo hegemônico. Pela teoria observa-se a consistência dos três eixos do projeto: viabilidade de comercialização de produtos, a formação contextualizada de sujeitos sociais e produção agrícola humana e ambiental para vida. A educação no campo, convergente a ação da Feira Agroecológica, traria benefícios para agricultores e consumidores, viabilizando espaço para venda de produtos, com rentabilidade necessária, com vida saudável e humanizada fortalecendo a todos, apartir de uma educação contextualizada e constante.
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