Programa saúde na escola: experiência de integração da saúde e da educação
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13432Palavras-chave:
Promoção da saúde, Saúde escolar, Curso EAD, Extensão universit´áriaResumo
Este artigo apresenta o relato de experiência sobre o curso de extensão Conhecendo o programa Saúde na Escola na promoção da saúde no âmbito escolar. O curso faz parte do projeto de pesquisa Guia Prático para o auxílio das equipes de ESF na prática das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFRGS. O PSE é um programa instituído em 2007 para promover educação em saúde, no ambiente escolar. O objetivo foi aproximar da prática vivenciada pelos profissionais da saúde e educação sobre as ações do PSE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada a partir dos registros produzidos nos fóruns do Moodle no qual foi realizado o curso e de um questionário online construído no Google Forms, respondido ao final do mesmo. Conclui-se a partir dos dados que o curso de extensão possibilitou a aproximação dos profissionais da educação e saúde, assim como a troca de conhecimento e experiências entre os mesmos.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Programa Saúde na Escola (PSE). Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/pse. Acesso em: 23 Mar. 2022
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a Passo PSE – Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília, 2011.
FRACASSO, Nathalia Vasconcelos: FERNANDES, Ivy Regina Medeiros; RESENDE, Roseli Inês; CONTERNO, Solange de Fátima Reis. Experiência de integração na formação em enfermagem: estágio curricular supervisionado, saúde do escolar e extensão universitária. Varia Scientia - Ciências da Saúde, v. 4, n. 2, p. 195–202, 2018.
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, p. 256-265, 2005.
NASCIMENTO, Sueli. Reflexões sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 101, p. 95-120, 2010.
PENTEADO, Regina Zanella; PEREIRA, Bicudo. Integração e educação em saúde: novas possibilidades para o modelo de saúde bucal do escolar. Revista Brasileira de Saúde Escolar, v. 4, n. 3/4, p. 23-31, 1996.
SILVA, Kenia Lara; SENA, Roseni Rosângela de; GANDRA, Elen Cristiane; MATOS, Juliana Alves Viana; COURA, Kelcinane Rodrigues Andrade. Promoção da Saúde no Programa Saúde na Escola e a inserção da enfermagem. REME rev. min. enferm, p. 614-622, 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa, p. 133, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.