Programa saúde na escola: experiência de integração da saúde e da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13432

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Saúde escolar, Curso EAD, Extensão universit´ária

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência sobre o curso de extensão Conhecendo o programa Saúde na Escola na promoção da saúde no âmbito escolar. O curso faz parte do projeto de pesquisa Guia Prático para o auxílio das equipes de ESF na prática das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFRGS. O PSE é um programa instituído em 2007 para promover educação em saúde, no ambiente escolar. O objetivo foi aproximar da prática vivenciada pelos profissionais da saúde e educação sobre as ações do PSE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada a partir dos registros produzidos nos fóruns do Moodle no qual foi realizado o curso e de um questionário online construído no Google Forms, respondido ao final do mesmo. Conclui-se a partir dos dados que o curso de extensão possibilitou a aproximação dos profissionais da educação e saúde, assim como a troca de conhecimento e experiências entre os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Kraemer Lenz ZIEDE, UFRGS

Pedagoga, Especialista em Informática na Educação, Mestre em Educação, Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional (PPGENSAU-UFRGS)

Referências

BRASIL. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Programa Saúde na Escola (PSE). Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/pse. Acesso em: 23 Mar. 2022

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a Passo PSE – Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília, 2011.

FRACASSO, Nathalia Vasconcelos: FERNANDES, Ivy Regina Medeiros; RESENDE, Roseli Inês; CONTERNO, Solange de Fátima Reis. Experiência de integração na formação em enfermagem: estágio curricular supervisionado, saúde do escolar e extensão universitária. Varia Scientia - Ciências da Saúde, v. 4, n. 2, p. 195–202, 2018.

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, p. 256-265, 2005.

NASCIMENTO, Sueli. Reflexões sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 101, p. 95-120, 2010.

PENTEADO, Regina Zanella; PEREIRA, Bicudo. Integração e educação em saúde: novas possibilidades para o modelo de saúde bucal do escolar. Revista Brasileira de Saúde Escolar, v. 4, n. 3/4, p. 23-31, 1996.

SILVA, Kenia Lara; SENA, Roseni Rosângela de; GANDRA, Elen Cristiane; MATOS, Juliana Alves Viana; COURA, Kelcinane Rodrigues Andrade. Promoção da Saúde no Programa Saúde na Escola e a inserção da enfermagem. REME rev. min. enferm, p. 614-622, 2014.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa, p. 133, 1987.

Downloads

Publicado

06-05-2022

Como Citar

KIRSCH, G. H., & ZIEDE, M. K. L. . (2022). Programa saúde na escola: experiência de integração da saúde e da educação. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13432

Edição

Seção

Relatos de Experiência