A participação do grupo PET Agronomia na divulgação e elucidação de professores e discentes do ensino médio sobre o curso de Agronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13507

Palavras-chave:

Escolha profissional, Engenharia agronômica, Programa de educação tutorial

Resumo

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) foi fundado em 1995 e possui o objetivo principal de proporcionar, através da tutoria, o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão. O cumprimento do tripé correspondente à extensão é alcançado por meio de ações como as feiras vocacionais em escolas da rede pública e particular de Belém e localidades vizinhas, onde é feita a divulgação para a comunidade local sobre curso de agronomia. Nesses eventos, os integrantes os informam acerca da atuação profissional do (a) Engenheiro (a) Agrônomo (a) para assim possibilitar melhor embasamento à tomada de decisão dos estudantes. Ocorre também a exposição do que é o PET e o que significa ser petiano dentro da universidade. As ações aconteceram no período de 2017 a 2019. Atualmente, o grupo possui uma integrante que participou de uma feira vocacional promovida pela UFRA e se inclinou a escolher agronomia como área profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Josemberg M. de, Meira, Girlene R. de Jesus Maja e Vasconcelos, Zandre B. deO processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2002, v. 22, n. 3 [Acessado 11 Maio 2021] , pp. 46-53. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000300008>.

BARBOSA, Altemir José Gonçalves e Lamas, Karen Cristina Alves. A orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar. Estudos de Psicologia (Natal) [online]. 2012, v. 17, n. 3 [Acessado 17 de Junho de 2020] , pp. 461-468. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000300015>.

ESTUDANTES vivem o desafio de escolher a profissão. O Globo, 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/guiaenem/estudantes-vivem-desafio-de-escolher-profissao-22079639. Acesso em 10 de Jun. de 2020.

FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista [online]. 2012, v. 28, n. 4 [Acessado 15 de Maio de 2020] , pp. 169-194. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007>.

GARCIA, Fernando Coutinho.; SANTIAGO, Elbe Figueredo Brandão; Mecanismo de enfrentamento à evasão no ensino superior público: inserção do conteúdo sobre profissões no ensino médio. Gestão Públ. Práticas e desafios. Recife, v. 6, n. 01, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/gestaopublica/article/view/1889. Acesso em 18 de Mai. 2020.

TESSARO, Débora; SCHMIDT, Beatriz. Escolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família. Pensando fam., Porto Alegre , v. 21, n. 1, p. 92-104, jul. 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2017000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 jun. 2020.

OSÓRIO, Flávia de Lima, Crippa, José Alexandre de Souza e Loureiro, Sonia Regina. Aspectos cognitivos do falar em público: validação de uma escala de autoavaliação para universitários brasileiros. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo) [online]. 2012, v. 39, n. 2 [Acessado 22 Junho 2021] , pp. 48-53. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-60832012000200002>.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

TAVARES, T. C., COSTA, A., BATISTA, I. ., SILVA, F. . C. da, MIRANDA, P. C. de ., VIEIRA, E. F. T., CUNHA, G. D. F., FIGUEIREDO, M. M., TEIXEIRA, D. F., VASCONCELOS, G. S., NOGUEIRA, D. C., PEREIRA, G. S. ., CARDOSO, B. D., & VIANA, R. G. (2022). A participação do grupo PET Agronomia na divulgação e elucidação de professores e discentes do ensino médio sobre o curso de Agronomia. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13507

Edição

Seção

Relatos de Experiência