O Projeto África na UNILAB - ANU como catalisador de mudanças no currículo e na prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14399

Palavras-chave:

Prática educativa, Currículo, Descolonização

Resumo

O presente trabalho é fruto da pesquisa concluída: “Descolonização dos currículos e das mentes na escola e na universidade: as contribuições do Projeto África na UNILAB - ANU no Maciço de Baturité - Ceará (2018-2019)”. Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão universitária para a descolonização dos currículos e das mentes, para a prática educativa, bem como na formação dos bolsistas do PETHL da UNILAB. O estudo foi de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 10 (dez) bolsistas, que participaram das ações. Fez-se necessário revisitar referencial teórico abordando a descolonização das mentes, com base nos saberes de Amílcar Cabral e Paulo Freire. Concluímos que o projeto vem desmistificando estereótipos em torno da África, tem promovido a reeducação numa perspectiva decolonial, como ponte para outras formas de saber, de ser, de viver, de conviver e aprender.

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Referências

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Publicado

26-10-2022

Como Citar

CUNHA, A. C., MACEDO, R. P., QUADÊ, W. J. N., SILVA, G. L., CARVALHO, M. da L. F. de, & RAMOS, J. F. P. (2022). O Projeto África na UNILAB - ANU como catalisador de mudanças no currículo e na prática educativa. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14399

Edição

Seção

Artigos