Cenas de racismo na escola: discursos dos/as jovens do Sertão do Pajeú

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.14988

Palavras-chave:

Escola, Racismo, Jovens, Preconceito

Resumo

Este estudo buscou realizar reflexões sobre episódios de racismo que acontecem nos contextos escolares, sejam estes realizados por discentes e/ou docentes. Foi realizado em uma escola pública de Serra Talhada - PE, desenvolvido em duas etapas: A primeira, voltada a investigação do perfil dos/as jovens participantes e as práticas de racismo sofridas e/ou presenciadas no contexto escolar. Na 2ª etapa, realizamos 4 rodas de conversa, de modo online. As rodas foram analisadas uma a uma através da análise temática, considerando os marcadores sociais que se interseccionam com raça, gênero e classe. As práticas racistas são reproduzidas por discentes e docentes e se fazem presente na linguagem, na forma de se referir aos estudantes, e através do que alguns compreendiam como “brincadeira”, “piadas”. Uma questão que se destacou e apareceu em todas as rodas de conversa foi o preconceito em relação ao cabelo, e, sobretudo as jovens, sendo alvo de xingamentos e apelidos.

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Biografia do Autor

Maria Marcia da SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Graduanda do curso de Letras português/inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), discente Bolsista do Programa de Educação Tutorial da UFRPE-UAST, PET/CS Comunidades Populares, integrante do grupo de pesquisa em relações de gênero, sexualidade e saúde (DADÁ), atualmente inserida no programa de iniciação cientifica (PIC), realizando pesquisas sobre interseccionalidade na pesquisa com os/as jovens no contexto escolar.

José Willian de Souza SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Graduando em Licenciatura em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Bolsista do Programa de Educação Tutorial da UFRPE-UAST, PET/CS Comunidades Populares. Participa do Programa de Iniciação Científica (PIC-PIBIC/UFRPE), na área teórica da Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos (ATD). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação (Geple/UFRPE-UAST). Tem interesse em Linguística Textual, Linguística da Enunciação, Análise(s) de Discurso(s), Teoria Decolonial, Estudos de gêneros e Educação Étnica-racial.

Roseane Amorim da SILVA, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Psicológa. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Integrante do Dadá - Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Relações de gênero, sexualidade e saúde da UAST- UFRPE.

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Publicado

16-02-2023

Como Citar

SILVA, M. M. da, SILVA, J. W. de S., & SILVA, R. A. da. (2023). Cenas de racismo na escola: discursos dos/as jovens do Sertão do Pajeú. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.14988

Edição

Seção

Artigos