Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA): integração e multiplicação de ações e conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.263Abstract
Resumo: A troca de saberes tem grande importância para a ciência e estimula a dialética entre razão e emoção. Assim, surgiu o Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o objetivo de promover ações de ensino, pesquisa e extensão. O NEMA é subdividido em coordenações, despertando o voluntariado e a construção de um legado coletivo. O Dragon Dreaming tornou-se uma metodologia importante para a dinâmica do grupo, bem como os conceitos de Paulo Freire e Edgar Morin sobre conhecimento e respeito às diferenças. As atividades realizadas até o momento, como Ciclos de Discussões em Bioinformática e Bioestatística; Curso de Biossegurança; Projetos “A importância da Microbiologia para a Agroecologia” e “Micro Cultural”, são indicativos de avanços na integração do Departamento de Microbiologia e do nosso Programa de Pós-graduação e deste com a sociedade. Espera-se estimular o conhecimento crítico e ampliar as conexões entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Agroecologia. Educação. Ciclo de Discussões. Agroecologia. Cultura. Dialética. Extensão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.