Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas no município de Palmas - TO
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.284Abstract
As merendeiras desempenham importante tarefa para melhora do perfil nutricional, qualidade e segurança da alimentação dos escolares, impactando diretamente na saúde dos alunos. O objetivo deste estudo foi desenvolver oficinas educativas para capacitar e qualificar merendeiras, com ações de nutrição e segurança alimentar. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo observacional, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 2016, utilizando-se de metodologia ativa. As oficinas foram divididas em seis momentos sendo; conhecimento, objetivo e aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 2016; dinâmica: “passando a bola”; dinâmica: “perigo físico, químico e biológico”; atividade do check-list; dinâmica: “árvore do progresso”; valorização e motivação para o trabalho em equipe. As oficinas tiveram resultados satisfatórios e boa adesão dos participantes, reconhecendo assim as atividades em forma de oficina e dinâmica boa base para elaboração de cursos de capacitação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.