Semana de Arte e Cultura no IFSC Araranguá: experiência em tempos de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12275

Keywords:

Arte, Cultura, Evento, Extensão, Pandemia

Abstract

The outreach project entitled Week of Art and Culture was carried out in 2020 by teachers from the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), Araranguá campus. It was the 5th edition of the project, being for the first time performed totally online due to the pandemic. This report of experience describes the pedagogical activities that were part of the event named alike, specially emphasizing the activities that culminated in the V Week of Art and Culture. Finally, perceptions about the project were presented as a positive experience in a pandemic time. Besides all the challenges, the activities of the project were successful and had a high number of participations, engagement of the community and satisfactory advantage of social formation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nayara SALBEGO, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora de Inglês no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Araranguá. Doutora em Inglês (UFSC - 2019). Mestra em Inglês (UFSC - 2014); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (UFSM - 2012); TESOL Specialist (Northern Virginia Community College, Woodbridge, VA, USA - 2017); Specialist in TESOL & Teaching Business English (Oxford Seminars, St. John College, New York - 2010); Graduada em Letras Inglês (UFSM - 2008). Dentre os temas de interesse, estão: ensino e aprendizagem de Inglês com recursos digitais, autonomia no ensino e aprendizagem de línguas, intercâmbio virtual para o ensino e aprendizagem de Inglês, educação à distância para o ensino e aprendizagem de línguas, Inglês no ensino médio técnico, Inglês para fins específicos, Inglês na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), Inglês na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

William Moreno BOENAVIDES, Instituto Federal de Santa Catarina

É professor do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), campus Araranguá. Doutor em Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição na qual realizou seu mestrado também em Literatura Brasileira (concluído em 2012/2). Ainda nessa instituição, licenciou-se em Letras Português-Espanhol, tendo concluído o curso em 2009/2. Possui especialização em Revisão e produção textual pela UniRitter, concluída em 2014/2. Atua em projetos de pesquisa na área de Literatura Brasileira desde 2006/1, quando cursava o terceiro semestre da graduação. Estuda literatura brasileira do século XIX.

Emerson Cardoso NASCIMENTO, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2011), Especialista em Artes (Faculdades Integrada de Jacarepaguá - FIJ/RJ, 2009) e Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (UDESC, 2005). Possui experiência na área de teatro e arte-educação. Foi professor na Rede Estadual de Educação de Florianópolis (2001-2005) e professor efetivo de artes na Rede Municipal de Educação de Imbituba - SC (2006-2010). Fundou a Cia. Teatral Desmontagem Cênica de Imbituba (Teatro Usina) em 2005 e encerrou sua participação em 2010. Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Cataria (IFSC Câmpus Araranguá), atuando na área de história da arte, teatro e figurino.

Fabiana Santos FERNANDES, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras -Português/ Inglês - pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000). Nesse mesmo ano, concluiu especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade Simonsen. Em 2018, concluiu mestrado em Tecnologia de Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: correção de redações de vestibular, produção textual e TICs. 

Karla Goularte da Silva GRÜNDLER, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2004) com Especialização em Literatura Brasileira e Construção de Texto (2006) pela Faculdade Padre João Bagozzi. Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2010) e curso de aperfeiçoamento em Inglês na Inglaterra (Liverpool - LILA School-2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/ Araranguá) e atua nas áreas de Língua Portuguesa (Ensino Médio Integrado), Língua Inglesa(Ensino Médio Integrado) e Metodologia Científica no curso técnico em vestuário. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em literatura brasileira, literatura infantil e produção textual.

References

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte. 8 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

BOSI, Alfredo. Colônia, culto e cultura. In.: Dialética da colonização. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf>. Acesso em: 22 Dez. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 2000.

IFSC. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020 - 2024.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Published

2021-05-17

How to Cite

SALBEGO, N., BOENAVIDES, W. M., NASCIMENTO, E. C., FERNANDES, F. S., & GRÜNDLER, K. G. da S. (2021). Semana de Arte e Cultura no IFSC Araranguá: experiência em tempos de pandemia. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 10. https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12275

Issue

Section

Relatos de Experiência