O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v2i1.16Abstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.
Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.
Áreas temáticas: Educação e comunicação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.