O flâneur e sua contribuição para a cidade: relato de experiência do projeto de extensão “flanando na praça: narrativas dos espaços públicos de Viçosa”
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v2i2.29Resumen
O projeto de extensão consiste em atividades de apuração jornalística realizadas mensalmente em praças da cidade de Viçosa, Minas Gerais, com o intuito de resgatar o dia a dia viçosense, personagens e estórias, remetendo ao ato de flanar – e à produção de um jornalismo literário. O conteúdo produzido das flaneries são vídeos, fotografias, reportagens, crônicas e fotonarrativas reunidos no site com.ufv.br/flanando. Os objetivos referem-se à possibilidade de apreensão e exposição da identidade cultural de Viçosa; à capacidade de se dar visibilidade às pessoas comuns e à vida ordinária; e à experimentação de novas formas de se praticar o jornalismo. Além das atividades de interação e experimentação, o projeto também desenvolve um grupo de estudo pesquisando o jornalismo literário e jornalismo flâneur. Os resultados alcançados pelo projeto referem-se ao resgate da capacidade de estreitamento de laços entre jornalismo e público, e à contribuição para o reconhecimento das pessoas de Viçosa.
Palavras chave: Jornalismo literário, jornalismo flâneur, praças de Viçosa.
Áreas temáticas: Comunicação e cultura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.