Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.196Resumen
A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.