Escola Municipal Pingo de Gente: descobrindo africanidades e redescobrindo identidades

Autores/as

  • Lidiane Campos Villanacci Universidade Federal De São João Del Rei
  • Manuel Jauará Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.206

Resumen

O Programa de Extensão em História e Cultura Afrobrasileira e Africana vem durante a sua trajetória promovendo ações de extensão em escolas do município de São João Del Rei. Refletir sobre a concepção elementar do continente africano prevalecente, desconstruir a visão estereotipada do negro nos livros didático-infantis e resgatar a autoestima das crianças negras em fase de alfabetização em particular na Escola Municipal Pingo de Gente foram umas das ações realizadas no ano de 2014. Através de intervenções de cunho socioeducativos, utilizando de pesquisa participante, o presente trabalho procura apresentar e discutir como o projeto de extensão procurou trabalhar estudos das africanidades e relações étnico-raciais dentro de classes escolares  primárias.

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Biografía del autor/a

Lidiane Campos Villanacci, Universidade Federal De São João Del Rei

Graduanda do curso de Psicologia Integral da Universidade Federal de São João Del Rei

Manuel Jauará, Universidade Federal de São João Del Rei

Professor associado III no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João Del Rei

Publicado

2017-04-01

Cómo citar

Villanacci, L. C., & Jauará, M. (2017). Escola Municipal Pingo de Gente: descobrindo africanidades e redescobrindo identidades. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 6(1). https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.206

Número

Sección

Artículo