Educação alimentar e nutricional para o estímulo do consumo de pescados por escolares: relato de experiência

Autores/as

  • Viviane Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Izabel Alice de Araújo Universidade Federal do Tocantins
  • Caroline Roberta Freitas Pires Universidade Federal do Tocantins
  • Hellen Christina de Almeida Kato Embrapa
  • Diego Neves de Sousa Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v7i1.336

Resumen

A escola é indiscutivelmente o melhor agente para promover a educação alimentar, uma vez que é na infância e na adolescência que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta. Diante disso esse trabalho objetivou utilizar atividades lúdicas para empoderar os escolares quanto à aquisição, composição e consumo de peixe. Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo que baseia-se no desenvolvimento de um programa de atividades de EAN com 31 escolares do 5º ano matriculados em uma escola da rede municipal do município de Palmas. As atividades de EAN foram desenvolvidas em 3 encontros com duração de 40 minutos. Nos encontros foram utilizadas diferentes metodologias, como exposição dialogada, dinâmica de grupo, colagens em cartazes e oficina culinária. A avaliação do conhecimento deu-se de forma objetiva com a aplicação de um pré e pós-teste. As atividades lúdicas oportunizaram a construção de conhecimento sobre aquisição, composição e consumo dos peixes, demonstrando a aplicabilidade das oficinas. 

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Publicado

2018-09-03

Cómo citar

Santos, V. F. dos, de Araújo, I. A., Pires, C. R. F., Kato, H. C. de A., & Sousa, D. N. de. (2018). Educação alimentar e nutricional para o estímulo do consumo de pescados por escolares: relato de experiência. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 7(1). https://doi.org/10.21284/elo.v7i1.336

Número

Sección

Relatos de Experiência

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