Fracaso escolar en bachillerato de una escuela rural: causas y motivos identificados en las voces de estudiantes y docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198

Palabras clave:

Fracaso escolar, Escuela secundaria, Escuela de campo, Exclusión social, Inclusión escolar

Resumen

La educación en Brasil enfrenta varios problemas, entre ellos, el fracaso escolar en la escuela secundaria, cuyas
dimensiones causan preocupación en la comunidad escolar. En ese sentido, el presente estudio tiene como objetivo analizar las concepciones de estudiantes y profesores de enseñanza media de la Unidad Escolar José Rodrigues da Silva sobre el fracaso escolar. Es una investigación cualitativa, en la que se utilizó el cuestionario como técnica e instrumento de producción de datos, con los estudiantes; y conversaciones informales con los maestros. Los resultados, basados en las voces de estudiantes y docentes, apuntan que las causas y motivos de la deserción y el fracaso escolar están directamente ligados al fracaso escolar. Este, entonces, es un fenómeno multifacético, resultado de los reflejos de la sociedad brasileña, marcada por desigualdades educativas que afectan negativamente el acceso y el éxito de los estudiantes, aún prevaleciendo la lógica de la exclusión social, requiriendo, por lo tanto, la construcción de discursos y acciones sociales. prácticas de inclusión, especialmente en las escuelas rurales.

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Biografía del autor/a

Francisco Renato LIMA, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP) e Informática na Educação (IFMA). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de educação e de linguagem, dentre eles, a autoria de: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramentos sociais; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Assistente (substituto) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotado na Coordenação do Curso de Letras - Português, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Campus Poeta Torquato Neto. Professor Formador I (coordenador de disciplinas) do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação.

http://lattes.cnpq.br/3152885404404790

Raimunda Alves MELO, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Jilton Vitorino de FRANÇA, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Licenciado em Educação do Campo (LEdoC) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Citas

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

LIMA, F. R., MELO, R. A., & FRANÇA, J. V. de. (2022). Fracaso escolar en bachillerato de una escuela rural: causas y motivos identificados en las voces de estudiantes y docentes. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14198

Número

Sección

Artículo