Projeto CineCom: Cinema para todos e a experiência cinematográfica como ponte entre a cidade e a Universidade
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v2i1.13Resumen
Este artigo pretende analisar a relação entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade viçosense, com base na experiência de um projeto de extensão, intitulado CineCom Cinema e Cultura para Todos. Contempla-se não apenas a estrutura e o desenvolvimento do projeto, mas também são expostas as inquietações e pesquisas vivenciadas pelos seus integrantes. Ao apresentar a experiência extensionista, este artigo pretende ainda discuti-la sob a perspectiva teórica de Michel Mafessoli, especificamente, pelos conceitos de laço social, sociabilidade e prazer estético. Desta forma, num segundo momento, se propõe a refletir sobre o ideal extensionista. A reflexão e a pesquisa de campo realizadas no contexto do projeto demonstram, como primeiros resultados, que os ideais extensionistas possuem aplicabilidade e trazem resultados animadores. Ajudam na formação dos alunos e no exercício amplo da docência. Mas a superação de dicotomias entre a cidade e a universidade persiste como o grande desafio, não apenas para o Cinecom mas também para outros projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da universidade.
Palavras chave: Cinema, exclusão, extensão, interação.
Áreas temáticas: Comunicação e Cultura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.