Contribuições do lean office no departamento financeiro de uma empresa que utiliza um Centro de Serviço Compartilhado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss3pp12832-01-14e

Palabras clave:

Lean office, Solicitação de compras, Desperdícios

Resumen

O lean office tem como objetivo reduzir os desperdícios nas áreas de apoio de uma empresa. Um setor que pode se beneficiar das ferramentas abordadas pelo lean office é o setor financeiro. Neste setor são efetuadas diversas atividades que, constatadas como desperdícios, não agregam valor ao cliente e comprometem a sinergia das atividades operacionais da empresa. O objetivo deste trabalho é aplicar ferramentas do lean office nas atividades do departamento financeiro de uma empresa com Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Apesar dos vários trabalhos reportados na literatura de lean, não foram encontrados trabalhos que abordam o tema lean office no setor financeiro de empresa, considerando o impacto do cenário causado pela COVID-19. Foram elaborados os mapas do fluxo de valor do estado atual e do estado futuro do processo de solicitação de compras. Com a implementação das ferramentas, considerando os resultados preliminares e a sugestões para eliminação dos desperdícios identificados, o lead time de solicitação de compras diminuiu 26% em relação ao período pré-COVID-19 e 22% considerando-se o período pós-COVID-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-07-07

Cómo citar

Benini, L., & Silva, R. S. (2021). Contribuições do lean office no departamento financeiro de uma empresa que utiliza um Centro de Serviço Compartilhado. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(3), 12832–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss3pp12832-01-14e

Número

Sección

General Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2