Escala de comportamento de compra: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida

Autores

  • Gilberto Venâncio Luiz Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG
  • Neuza Maria da Silva Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos o desenvolvimento de uma escala de mensuração de atitude em relação a um comportamento consumista e a construção de um índice de avaliação da predisposição dos indivíduos em apresentar comportamento de compra desregrado. Para isso foi criada uma escala de mensuração contendo 25 questões relacionadas a um comportamento de compra desregrado e aplicada a uma amostra de 272 indivíduos. Após o levantamento dos dados, foi aplicada a técnica de análise fatorial, com o intuito de verificar a validade fatorial das questões e combinar as variáveis com padrões de correlação semelhantes. Com base nas cargas fatoriais dos fatores encontrados, foi criado um indicador com variação de 0 (zero) a 1 (um) para avaliação da predisposição dos indivíduos a um comportamento de compra desregrado. O índice geral criado obteve o valor médio de 0,23, indicando baixa predisposição dos participantes em apresentar comportamento classificado como consumista.

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Biografia do Autor

Gilberto Venâncio Luiz, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG

Professor Adjunto I - Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba/MG

Neuza Maria da Silva, Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG

Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica, da Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa/MG.

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Publicado

2017-06-25

Como Citar

Luiz, G. V., & da Silva, N. M. (2017). Escala de comportamento de compra: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(1), 180–200. Recuperado de https://beta.periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3742

Edição

Seção

Artigos