“Santas e Estilosas”: o consumo de moda gospel por mulheres pentecostais
Keywords:
Moda-Vestuário, Mulheres Pentecostais, Práticas de ConsumoAbstract
Este artigo tem como objetivo apreender os significados do consumo de moda-vestuário gospel para as mulheres da Assembleia de Deus. O estudo foi realizado em duas igrejas da Assembleia de Deus, localizadas na Região Metropolitana do Recife-PE. Para tanto, fundamentou-se na abordagem qualitativa e foram utilizadas como técnicas para coleta de dados entrevistas semiestruturadas somadas à observação (participante). A apreciação destes foi feita por meio da Análise de Discurso, após a transcrição e devida sistematização das entrevistas e registros do caderno de campo. Os resultados apontaram que o consumo de moda-vestuário pelas assembleianas tem causado uma nova relação de hibridização do ethos da mulher assembleiana e da cultura fast-fashion, que busca o consumo efêmero e da constante novidade. Conclui-se que as assembleianas ao consumirem a moda gospel, significam-na como diferenciação das mulheres “do mundo” associado à uma modernização no vestir, em uma apodítica exposição da beleza de uma mulher “crente”.
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