Mulheres negras na sociedade de consumo: reflexões sobre processos de enegrecimento
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.9363Keywords:
Enegrecimento, Cotidiano, ConsumoAbstract
O presente estudo buscou entender as relações entre a identidade negra, embranquecimento e cultura de consumo para as mulheres negras. Para tanto, considerou-se a bibliografia existente e o procedimento metodológico privilegiado foi a realização de entrevistas semi-orientadas com uma amostra não-probabilística. A análise e a discussão foram inspiradas na teoria das práticas discursivas e produção de sentidos e apontam para uma tomada de consciência que modifica percepções de situações vivenciadas; há acompreensão da importância de movimentos de fortalecimento e do enegrecimento como forma de resistência. A pesquisa propõe ser instrumento de promoção de autoafirmação para a luta antirracista, com vistas à contribuição para um novo processo de educação e socialização.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98