Pandemia da covid-19: percepções de estudantes de enfermagem sobre o seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v32i1.11312Palabras clave:
Pandemia, Ensino, Ensino em Enfermagem, Covid-19Resumen
Este estudio tiene como objetivo identificar el impacto de la pandemia en la educación de enfermería. Se trata de una investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, con participantes, 13 estudiantes de enfermería de una Institución de Educación Superior en el interior de Rio Grande do Sul, Brasil. La recolección de datos se llevó a cabo durante el segundo semestre de 2020, mediante un cuestionario. El análisis de los resultados siguió similitudes con el Análisis de contenido. Se identificó que los participantes comprenden la necesidad de la virtualización en este momento pandémico, como una forma de protección social. Algunos participantes indicaron una pérdida en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, todos los participantes comprenden que la virtualización es la mejor opción para un momento de pandemia. Se considera que este estudio contribuye a la problematización del tema, así como a la reflexión para construir nuevas estrategias y acciones de mejora en el proceso de enseñanza y aprendizaje en enfermería durante la pandemia.
Descargas
Citas
ANDRADE CARNEIRO, Leonardo et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020.
AZEVEDO, João Neto; SIMÕES, João Tomaz. A imposição da limitação e a necessidade de um novo trajeto no Turismo. Turismo Mundial, Crise Sanitária e Futuro, p. 79, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOTTINO, Caroline Martins de Melo; SCHELIGA, Eva Lenita; MENEZES, Renata de Castro. Experimentos etnográficos em redes e varandas. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 2020; 29(supl), 289-301. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp289-301
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde (BR). Portaria 466/2012. Brasília (DF), 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico 01. Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). COE Nº 01 Jan. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/04/Boletim-epidemiologico-SVS-04fev20.pdf. Acesso em: 27 set. 2020.
CLEMENTE, Adalberto Ortiz; ANGELUCI, Alan César Belo. A CONTRIBUIÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ENSINO, DIANTE DA PANDEMIA. Educere et Educare, v. 15, n. 36.
FERLA, Alcindo Antônio et al. Um paradoxo civilizatório: a pandemia como desafio ao ensino e trabalho na saúde e como afirmação das vidas. Saúde em Redes, v. 6, n. 2 Suplem, 2020.
GALLASCH, C. H. et al. Prevention related to the occupational exposure of health professionals workers in the COVID-19 scenario. Rev. enferm. UERJ.[Internet], v. 28, p. e49596, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.49596
GOMES, Vânia Thais Silva et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020.
GORGENS, Pollyanna; ANDRADE, Paulo César. A educação universitária apoiadada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2020.
GUO, Xiaodong et al. Survey of COVID-19 disease among orthopaedic surgeons in Wuhan, People’s Republic of China. The Journal of Bone and Joint Surgery. American Volume, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.2106/JBJS.20.00417
GUSSO, Hélder Lima et al. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
HONORATO, Tony; NERY, Ana Clara Bortoleto. História da Educação e Covid-19: a crise da escola segundo pesquisadores africanos (G. Akanbi, L. Chisholm), americanos (C. Boto, A. Cerecedo, M. Cunha, A. Bennett-Kinne, H. Rocha, A. Romano, K. Rousmaniere, M. Southwell, G. Souza, M. Taborda, C. Veiga, D. Acta Scientiarum. Education, v. 42, p. e54998-e54998, 2020. doi: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.54998
INTERNATIONAL COUNCIL OF NURSES (ICN). Guidelines on Advanced Practice Nursing. ICN, 3 place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland. 2020. Disponível em: https://www.icn.ch/system/files/documents/2020-04/ICN_APN%20Report_EN_WEB.pdf. Acesso em 27 set. 2020.
MARASCA, Aline Riboli et al. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto à distância. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.
MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123
OLIVEIRA, Wender Antonio; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde-RSF, v. 7, n. 2, 2020.
PEREIRA, Luisa Rauter. Conhecimento e comunicação histórica. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 13, n. 33, p. 13-17, 2020. doi: https://doi.org/10.15848/hh.v13i33.1670
RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil?. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. 49570, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.49570
RIPA, Roselaine. Reflexões interdisciplinares sobre a pandemia da Covid-19: um relato de experiência do ciclo de palestras online. Criar educação, v. 9, n. 2, p. 6-28, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.18616/ce.v9i2.6042
ROSSONI, Luciano. Covid-19, Organizações, Trabalho em Casa e Produção Científica. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 2, p. 158-168, 2020. doi: https://doi.org/10.21529/RECADM.2020ed2
SAMPAIO, Renata Maurício. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e519974430-e519974430, 2020.
SANTOS REIS, Diego. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-5, 2020. doi: https://doi.org/10.5212/http://orcid.org/0000-0001-6977-7166
SANTOS ROCHA, Daniel. Readequação do contexto escolar para o formato remoto em meio à pandemia de Covid-19. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 263-274, 2020.
SANTOS, Adelcio Machado et al. Tecnologias educacionais em tempo de isolamento social: uma pesquisa com professores. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e17996450-e17996450, 2020. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6450
SCOZ, Emanuella; MELCHIORETTO, Albio Fabian. Diário de uma professora em crise: adaptações de aulas práticas em dias de isolamento. Investigação Filosófica, v. 11, n. 2, p. 189-203, 2020.
SILVEIRA, Sidnei Renato et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, p. 35, 2020.
SOUSA, João Baptista Machado. Investigar para transformar: um diálogo necessário frente aos desafios impostos pela Pandemia da COVID-19. RAC: Revista Angolana de Ciências, v. 2, n. 1, p. 01-05, 2020.
SUÁREZ, Noemí. Formación docente universitaria y crisis sanitaria COVID-19. CienciAmérica, v. 9, n. 2, p. 109-114, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.33210/ca.v9i2.299
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153-e843998153, 2020.
VASQUES, Daniel Giordani; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Iniciação científica na pandemia: uma análise dos estudos remotos ao ensino fundamental. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 164-179, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Oikos: Família e Sociedade em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98