Familía, Gênero e Educação
perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12267Palabras clave:
Família. Gênero e educação. Diversidade. Práticas pedagógicas.Resumen
Neste trabalho temos por objetivo analisar a forma como a escola lida com as diferenças e dialoga com os diferentes arranjos familiares a partir de suas práticas educativas, saberes e concepções. Realizamos uma pesquisa qualitativa em uma escola pública da cidade de Crato – CE no ano de 2019, momento que entrevistamos professoras e gestores.. Não raro, o discurso das famílias “desestruturadas” – aquelas que difere do modelo tradicional nuclear – aparece como dificultador do processo de aprendizagem. Nos resultados, observamos que apesar da escola reconhecer os novos arranjos familiares, esses ainda são um desafio, principalmente quando pensamos na formação do professor que não oferece o suporte teórico necessário, gerando silenciamentos e omissões diante de conflitos vivenciados em decorrência da pluralidade de arranjos familiares no interior da escola, apesar do esforço das educadoras ao buscar estratégias que garantam o tema ser debatido e considerado dentro dos processos educativos.
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