Familía, Gênero e Educação

perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12267

Palabras clave:

Família. Gênero e educação. Diversidade. Práticas pedagógicas.

Resumen

Neste  trabalho temos  por  objetivo analisar a forma como a escola lida com as diferenças e dialoga com os diferentes arranjos familiares a partir de suas práticas educativas, saberes e concepções. Realizamos uma   pesquisa qualitativa   em uma escola pública da cidade de Crato – CE no ano de 2019, momento que   entrevistamos   professoras e gestores.. Não raro, o discurso das famílias “desestruturadas” – aquelas que difere do modelo  tradicional nuclear – aparece como dificultador do processo de aprendizagem. Nos resultados, observamos que apesar da escola reconhecer os novos arranjos familiares, esses ainda são um desafio, principalmente quando pensamos na formação do professor que não oferece o suporte teórico necessário, gerando silenciamentos e omissões diante de conflitos vivenciados em decorrência da pluralidade de arranjos familiares no interior da escola, apesar do esforço das educadoras ao buscar estratégias que garantam o tema ser debatido e considerado dentro dos processos educativos.

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Biografía del autor/a

Francisca Maria da Silva Barbosa, Universidade Regional do Cariri

Francisca Maria da silva Barbosa é professora da Educação b´sica, Mestra em Educação e integrante do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças. URCA.

Antonia eudivânia de Oliveira Silva , Universidade federal do Rio Grande do Norte

Antônia Eudivânia de Oliveira Silva , realiza  estágio pós doutoral na Universidade Regional do Cariri, é  doutora em Sociologia pela UFRN e vice coordenadora  do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças. URCA.

Citas

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Publicado

2022-06-10

Cómo citar

de Araújo, I. M. ., Barbosa, F. M. da S. ., & de Oliveira Silva , A. eudivânia . (2022). Familía, Gênero e Educação : perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares . Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 33(1), 1–19. https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12267