O programa Bolsa-Família em um contexto de cidades rurais: o caso de Bambuí - MG
Resumen
Buscou-se avaliar a capacidade do Programa Bolsa-Família (PBF) em procederempoderamento e inclusão social das famílias beneficiadas em uma cidade rural(Bambuí/MG), com aporte teórico nestas categorias. Contextualizado o PBF e o perfilsocioeconômico das famílias beneficiárias e sua realidade, examinou-se a perspectivafamiliar e do gestor municipal, antes e após o recebimento dos recursos do PBF. PeloGestor, apesar da autonomia possibilitada pela renda do Programa, não houve a saída dacondição de vulnerabilidade social das famílias beneficiárias pela ausência deprogramas complementares. Na percepção das famílias, o PBF tem caráter de reforço narenda familiar e auxílio no combate à fome. Estes resultados reforçaram o pressupostode que o PBF prioriza a transferência de renda, não possibilitando a saída da pobreza eda exclusão social, que só podem ser enfrentadas mediante medidas articuladas degeração de renda, capacitação e formação profissional.Descargas
Citas
_________, Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Família e dá outras Providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/legislaçao/Leis/ L10.836.htm>. Acesso em: 01 out. 2009.
BUCCI, M. P. D., Direito Administrativo e Políticas Públicas. 1a. Ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 342p.
CAÑIZARES, F. D., Teoría Del Estado. Ciudade de La Habana: Pueblo y Educación, 1979.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 1. 236 p
CAVALCANTI, M. M. de A., Avaliação de políticas públicas e programas governamentais - Uma abordagem conceitual (2006) Disponível em <http://interfacesdesaberes.fafica.com/s ... 4&mode=pdf> Acesso em 19 jan. 2011.
HOROCHOVSKI, R. R., MEIRELLES, G., Problematizando o conceito do empoderamento. In: Anais do II Seminário nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 25 a 27 de abril de 2007 – UFSC – Florianópolis, Brasil.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Dados socioeconômicos 2009. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 08 out. 2010.
__________, Dados socioeconômicos 2010. Disponível em
<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default2.php>. Acesso em 11 jan. 2011.
IORIO, C. Algumas considerações sobre estratégias de empoderamento e de direitos. In: Empoderamento e direitos no combate à pobreza – Rio de Janeiro: Action Aid Brasil, 116 p. dezembro 2002.
LAVINAS, L., Pobreza e exclusão: traduções regionais de duas categorias da prática. Econômica, v.4, n.1, p-25-59, junho 2002 - Impressa em outubro de 2003.
MELO, R. A. Análise do comportamento dos proprietários rurais de Bambuí - MG em relação às áreas de preservação permanente e reserva florestal legal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Administração: Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí. CEFET/Bi. Bambuí: 94p. 2009.
MENDES, V. L. P. S., BARBOSA, A. M. G., RODRIGUES, J. M., Gestão dos Serviços Públicos e Participação Cidadã: Estudo com os beneficiários do Programa Bolsa Família, RAC, Curitiba, v. 13, Edição Especial, art. 7, p. 105-120, Junho 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), dados gerais de Bambuí. Disponível em http://www.incra.gov.br/portal/index.php option=com_docman&Itemid=295. Acesso em 15 nov. 2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME (MDS) Programa Bolsa Família. (2010). Disponível em:
<http://www.mds.gov.br/programas/transferencia-de-renda/programa-bolsa-familia>. Acesso em 04 abr.2010.
OLIVEIRA, L. Os excluídos existem? Notas sobre a elaboração de um novo conceito. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, ANPOCS, nº 33, ano 12, fevereiro de 1997, p. 49-60.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Atlas do Desenvolvimento Humano 2009. Disponível em: <http://www.pnud.org.br.>
Acesso em 05 abr. 2010.
ROBERTS, B. R., A dimensão social da Cidadania. Disponível em <http://www.anpocs.org.br/portal/publicações/RBCS_00_33/RBCS33_01.htm> Acesso em 20 abr. 2010.
ROMANO, J. O. Empoderamento: recuperando a questão do poder no combate à pobreza. In: Empoderamento e direitos no combate à pobreza – Rio de Janeiro: Action Aid Brasil, 116 p. dezembro 2002.
ROMANO. J. O., ANTUNES, M. Introdução ao debate sobre empoderamento e direitos no combate à pobreza. In: Empoderamento e direitos no combate à pobreza – Rio de
Janeiro: Action Aid Brasil, 116 p. dezembro 2002.
SEN, A. K., Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_________, Desigualdade Reexaminada. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Record. 2008.
VILLACORTA, A. E., RODRIGUEZ, M. Metodologias e ferramentas para implementar estratégias de empoderamento. In: Empoderamento e direitos no combate à pobreza – Rio de Janeiro: Action Aid Brasil, 116 p. dezembro 2002.
VEIGA, J. E. da, Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002. 304p.
WANDERLEY, M. B., Refletindo sobre a noção de exclusão. In SAWAIA, B. (ORG). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2ª. Ed. Petrópolis, Ed. Vozes. 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98