Práticas de consumo de filiados/as a partidos de esquerda (Recife/PE)

Autores/as

  • Jaqueline Ferreira Holanda de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Raquel de aragão Uchôa Fernandes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marcelo Machado Martins Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Identidade político-partidária, Consumo, Consumo político

Resumen

Este trabalho volta-se à investigação sobre trajetória de filiação político-partidária e consumo, a partir de filiados/as ao Partido dos Trabalhadores e ao Partido Socialismo e Liberdade (Recife/PE), aqui considerados de esquerda. Os/As partidários/as foram ouvidos/as por meio de entrevistas em profundidade, entre novembro/2015 e janeiro/2016. Hesitações e pausas foram consideradas produtoras de sentido, sobretudo em momentos cujas temáticas pareciam não fazer parte das reflexões cotidianas dos filiados/as, a exemplo das definições ou conceituações sobre o consumo. Dentre os resultados encontrados, o vestuário foi um dos principais itens de consumo que comunica “militância”, embora também se expressem por meio de rejeições a produtos de publicidade de cunho machista ou de produtos transgênicos. É válido frisar que tais orientações foram mais vinculadas à participação em movimentos sociais do que a participação partidária em si, e parece que o consumo ainda é uma pauta de discussão desafiadora aos partidos estudados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Ferreira Holanda de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bacharela em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Raquel de aragão Uchôa Fernandes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharela em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFPE).

Marcelo Machado Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) Bacharel em Letras pela Universidade Paulista (UNIP). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru.

Publicado

2018-05-11

Cómo citar

Melo, J. F. H. de, Fernandes, R. de aragão U., & Martins, M. M. (2018). Práticas de consumo de filiados/as a partidos de esquerda (Recife/PE). Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(2), 332–350. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3754

Artículos más leídos del mismo autor/a