“Somos todos iguais, temos todos os mesmos direitos”: o que os alunos pensam sobre as ações sociais escolares
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v30i2.3808Palabras clave:
Ações Sociais Escolares, Crianças, AdolescentesResumen
Esse trabalho é oriundo de uma pesquisa que busca conhecer a importância das Ações Sociais Escolares para crianças e adolescentes efetivados a partir da escola, na perspectiva dos técnicos, das famílias, professores e especialmente das crianças e adolescentes, no Brasil e em Portugal. Utilizamos metodologias qualitativas com levantamento documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com os técnicos da segurança social e com os alunos. Nesse artigo, apresentamos um painel geral e exploratório das falas das crianças sobre essas ações em Braga, Portugal. A análise dos dados recolhidos tem demonstrado a importância das Ações, além do Abono Família para as crianças e suas famílias. Notamos, nas falas dos alunos, a inexistência de mal-estar por receber tais benefícios. Entretanto, conversando com a professora e a equipe do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família mencionaram-se situações que sinalizariam um desconforto dos beneficiários, como, a recusa do complemento alimentar por alguns alunos carenciados. Não buscamos analisar os indicadores de pobreza em si, mas perceber com as crianças e adolescentes participantes dos programas, os significados e sentidos destes em suas condições de vida, na escola e fora dela, por entendermos que estes sujeitos devem ser considerados no desenho destas políticas
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