O IMPACTO DAS POLÍTICAS ESTRATÉGICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR NO MERCADO INTERNACIONAL DE PRODUTOS AGRÍCOLAS.
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v4i2.78Abstract
O mercado internacional de algumas commodities agrícolas é, em geral, caracterizado
pela existência de uma estrutura oligopolizada, cujos participantes se comportam
de forma não-cooperativa, gerando uma constante disputa por frações de mercado.
Neste cenário, a utilização de políticas estratégicas de comércio exterior é aplicada,
como instrumento, na disputa por frações de mercado entre os participantes. Nesta
abordagem, quando um país adota determinada política estratégica, os efeitos causados
sobre as exportações ou importações são imediatamente percebidos pelos demais participantes
do mercado. A introdução de subsídios pelos governos de países produtores
resulta em elevação do volume exportado, enquanto a cobrança de impostos de importação
leva à redução dos volumes negociados no mercado internacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.