COMPETITIVIDADE DA FRUTICULTURA BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v5i4.116Abstract
Esse artigo utiliza o indicador de vantagem comparativa revelada, a taxa de
cobertura e o indicador de desempenho para analisar a competitividade das exportações
brasileiras de frutas no mercado internacional, no período de 1990 a 2003. Os resultados
obtidos mostram que a castanha de caju, a manga e o melão representam os “pontos
fortes” desse setor. Porém, entre estes, apenas a manga e o melão estão em situação
ótima de competitividade. Outros produtos de grande importância, como a laranja e a
banana, estão em “situação de retirada”, com desvantagem comparativa e perda de
participação nos principais mercados de destinos. Em relação ao desempenho, a
fruticultura brasileira tem ampliado seu espaço no mercado internacional, especialmente
nos Países Baixos e no Reino Unido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.