CARNE DE FRANGO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS PREÇOS DOS PRODUTORES E DE EXPORTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v7i1.141Abstract
O Brasil é o maior exportador e terceiro maior produtor de carne de frango.
Em consequência, é importante o conhecimento da relação dos preços internos e externos.
Por meio dos métodos de causação, de Granger, e de cointegração, de Engle e Granger e
de Johansen, buscou-se, no presente trabalho, verificar a hipótese da existência de
relação de longo prazo entre os preços interno e externo da carne de frango. Os resultados
evidenciaram a existência de cointegração nos preços. Conclui-se que os preços recebidos
pelos produtores brasileiros de frango podem ser sensíveis ao comportamento dos
preços no mercado externo e que os produtores devem preocupar-se com fatores internos
que podem distorcer a correspondência entre ambos os preços.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.