ANÁLISE DA ESTRUTURA DE MERCADO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO PERÍODO DE 1998 A 2008.
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v8i2.165Abstract
A cadeia produtiva do leite figura entre os produtos mais importantes da
agropecuária nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do agronegócio.
Nos últimos anos o setor tem passado por diversas transformações em sua estrutura,
com o aumento na participação de mercado das empresas relativamente menores e
redução na parcela de mercado das maiores empresas. O problema de pesquisa deste
trabalho é entender a dinâmica entre os desempenhos da indústria e do varejo e o efeito
sobre os preços pagos aos produtores de leite. Especificamente se busca calcular os
índices de concentração no setor e de causalidade entre os preços recebidos pelo produtor,
markup da indústria e do varejo. A partir de séries temporais de preço é estimado um
modelo VAR e realizado posteriormente o teste de causalidade de Granger. Os resultados
reforçam a tese de desconcentração no setor, e os testes de causalidade indicam baixo
poder de oligopsônio do varejo e da indústria.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O artigo não infringe direitos autorais e estes direitos, no caso de o artigo ser aceito para publicação, serão cedidos, de forma exclusiva, à Universidade Federal de Viçosa.