A comunicação como ferramenta da educação cooperativista
DOI:
https://doi.org/10.36363/rever212013%25pResumo
Diferenciada como multidimensional, a sociedade cooperativa é cada vez
mais desafiada a atingir, ao mesmo tempo, objetivos de ordem econômica e social,
o que a torna, a priori, mais complexa e distinta de outras formas de organização
empresarial. Nessa perspectiva, a educação cooperativista tem exatamente o papel de
atuar, simultaneamente, na gestão social e empresarial das cooperativas, com o objetivo
de proporcionar melhorias tanto no que se refere ao aumento da participação dos
cooperados, quanto na profissionalização da gestão, adequando assim, à sua singular
estrutura organizacional. Desse modo, este trabalho discute as estratégias da gestão
cooperativa, em especial, a importância do uso da comunicação como ferramenta para
realizar e reforçar a educação cooperativista, num contexto marcado pelas particularidades
que são próprias desse tipo de organização. Entre outros resultados, o estudo
postula que a educação cooperativista e a comunicação são práticas indissociáveis do
processo de gestão cooperativa, a serem empregadas para viabilizar a gestão social,
cultivar os valores democráticos que permeiam a prática do cooperativismo e promover,
de forma intensa, a profissionalização da gestão empresarial.