AS DEMANDAS DA FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0194-0208Palabras clave:
Formação Docente. Demandas Formativas. Desenvolvimento Profissional DocenteResumen
Essa comunicação discute as demandas de formação docente enfrentadas pelos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. Nessa direção, são apresentados os resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “Demandas de desenvolvimento profissional docente no município de Mariana-MG: PNE (2014-2024) e PME (2015-2024), desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, que se utilizou da técnica de grupo focal e análise documental de políticas de formação e valorização docente. A pesquisa aponta que as demandas de formação dos professores relacionam-se com as lacunas inerentes a formação inicial; com elementos objetivos da carreira, a exemplo das condições de trabalho; com a falta de valorização docente, tendo em vista que os professores não são apreciados acerca de suas demandas formativas; bem como com as dificuldade de oferta e a falta de incentivo à formação continuada.Descargas
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Citas
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Publicado
2018-08-31
Cómo citar
SAMPAIO, A. M. M., & JARDILINO, J. R. L. (2018). AS DEMANDAS DA FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0194–0208. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0194-0208
Número
Sección
Educação