A trajetória da população universitária brasileira

uma questão de raça e classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32361/2021130211149

Palavras-chave:

Ensino superior, Cota social, Cota racial

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as políticas afirmativas implementadas nas universidades brasileiras, tendo por objeto a composição da população universitária a partir de recortes de classe e raça. Para tanto, analisa a trajetória de formação da universidade no Brasil e demonstra como se constituiu, a partir de um pensamento conservador, uma mentalidade racista. Investiga a proposta de um pensamento crítico. Analisa as modificações na compreensão do papel da universidade na sociedade de classes. Verifica se e quanto o caráter original seletivo do sistema de ensino sofreu modificações significativas com a execução de ações afirmativas, especialmente a reserva de vagas estabelecida pela Lei nº 12.711/2012, a Lei de Cotas. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura e análise de dados do Censo da Educação Superior/MEC e da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES 2018/ANDIFES, publicada em 2019.

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Biografia do Autor

Gretha Leite Maia, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Faculdade de Direito na UFC. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Democracia e Direito. E-mail: grethaleitemaia@gmail.com.

Ruth Ana Pereira de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: ruth.ana30@gmail.com.

Isabella Dantas Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: isabelladantas@alu.ufc.br.

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

MAIA, G. L.; ARAÚJO, R. A. P. de; OLIVEIRA, I. D. A trajetória da população universitária brasileira: uma questão de raça e classe. Revista de Direito, [S. l.], v. 13, n. 02, p. 01–22, 2021. DOI: 10.32361/2021130211149. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/11149. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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