Diversidade, equidade e ações afirmativas para os negros na educação superior brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32361/2021130111175

Palabras clave:

Ações afirmativas, Diversidade, Equidade, Ensino superior, Negros

Resumen

O reconhecimento da “diferença” visando propalar a existência de uma diversidade cultural inclusiva não se mostra suficiente para combater os estereótipos e os estigmas que ainda vulneram os negros em nossa sociedade. Ser “diferente” em contextos marcadamente desiguais significa algo que transcende a “marca” do sujeito refere-se à marca que o constitui socialmente e se estabelece como um modo de exclusão. O presente artigo busca problematizar o argumento da diversidade como fundamento legítimo a embasar a política de cotas raciais para acesso ao ensino superior, à luz da jurisprudência pró-diversidade norte-americana e brasileira. Por fim, sustenta que o argumento da diversidade conjugado ao reconhecimento da diferença (equidade) se mostra adequado a legitimar a política de reserva de vagas para o ingresso dos negros ao ensino superior público no Brasil. A metodologia adotada caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, pelo método de abordagem crítico-dialético e pelos métodos de procedimento bibliográfico e documental.

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Biografía del autor/a

Geziela Iensue, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharela em Direito pela UEPG. Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Direitos Humanos, Democracia e Jurisdição Internacional" (UFMS/CNPQ). E-mail: igeziela@gmail.com.

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Publicado

15.01.2021

Cómo citar

IENSUE, G. Diversidade, equidade e ações afirmativas para os negros na educação superior brasileira. Revista de Direito, [S. l.], v. 13, n. 01, p. 01–31, 2021. DOI: 10.32361/2021130111175. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/11175. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos