MENINAS E MENINOS EM CAMPO: EXPERIÊNCIAS COM O JOGO EM UMA ESCOLA DE FUTEBOL
Keywords:
Relações de gênero, futebol, prática pedagógica, escolas de esporteAbstract
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar se existe no espaço da Escola de Futebol uma prática educativa organizada e sistematizada do ensino do futebol, bem como se esse processo observa, em seus pedagógia, as questões inerentes ao gênero. Para isso, foi realizada uma pesquisa com instrumentos etnográficos em uma Escola de Futebol franqueada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de agosto e dezembro de 2010. Também foram feitas 15 entrevistas semiestruturadas e seis filmagens de treinos de uma turma mista de futebol. Os resultados apontam que, na escola pesquisada, os treinos davam ênfase a um ensino tradicional do futebol, priorizando fundamentos técnicos. Além disso, são apresentados e discutidos alguns desafios pedagógicos que parecem prementes para o ensino e aprendizagem do futebol
Downloads
References
ALTMANN, H.; REIS, H. Futsal feminino na América do Sul: trajetórias de enfrentamentos e de conquistas. Movimento, Porto Alegre, v.19, n. 3, p. 211-232, jul./set. 2013.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo entrevistar: como fazer entrevista em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005.
DAMO, A. S. As dramatizações do gênero numa configuração futebolística. In: SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO 7., Santa Catarina. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p.1-7. Disponível em: < http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/A/Arlei_Sander_Damo_21.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2011.
DAMO, A. S. Do dom a profissão: formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Anpocs, 2007.
DORNELLES, P. G. Distintos destinos? A separação entre meninos e meninas na educação física escolar na perspectiva de gênero. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
GAYA, A. C. Corpos esportivos: o esporte como campo de investigação científica. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza (Org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 101- 112.
GOELLNER, S. Gênero, Educação Física e esportes: do que falamos quando em gênero falamos? In: VOTRE, Sebastião; MOURÃO, Ludmila (Org.). Imaginário & representações sociais em Educação Física, esporte e lazer. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2001. p. 215-228.
HOMRICH, C. A.; SOUZA, J. C. Para além da questão técnica do ensinar/aprender futebol: outras possibilidades. In: __________. Didática da Educação Física 3: futebol. Ijuí: Editora Ijuí, 2005. p. 41- 87.
JAEGER, A. A.; GOELLNER, S. O músculo estraga a mulher? a produção de feminilidades no fisiculturismo. Revista Estudos Feministas, v. 19, n. 3, p. 955-976, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n3/16.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2011
NISTA-PICCOLO, V. Pedagogia dos esportes. In: ____________. (Org). Pedagogia dos Esportes. Campinas: Papirus, 1999.
PAES, R. R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Editora ULBRA, 2001.
PAES, R. R. Pedagogia do esporte: contextos, evolução e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Física, São Paulo, v.20, suplemento 5, p.171, 2006.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. SãoPaulo: Editora Phorte, 2009.
SOUZA, E.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 52-68, 1999.
SOUZA JR, O. M. Co-educação, futebol e educação física escolar. 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
TENROLLER, Carlos Alberto. Futsal: ensino e prática. Canoas: Editora Ulbra, 2004.
UCHOGA, Liane. Educação física escolar e as relações de gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, 2012.
VENDITTI JR., Rubens; SOUSA, Marlus. Tornando o “Jogo Possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47- 58, 2008.
WENETZ, Ileana. Gênero e sexualidade nas brincadeiras do recreio. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.