FIVE AGAINST ELEVEN: A STUDY ABOUT THE IMPORTANCE OF ADAPTED SOCCER
Keywords:
soccer, visual impairment, speech analysisAbstract
This study aimed to identify the opinion of the athletes and coaches of blind soccer about the importance of this sport. For this, we employed a semi-structured interview with two athletes and a coach of blind soccer. As a technique, we used the speech analysis. It was concluded that there is a positive family influence to the continuity of the person with disability in sports; it is low the appreciation of the adapted sports by the press and government; and it is difficult for society to see disabled athletes as professionals in the sport.
Downloads
References
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 4. ed. Campinas: Papirus, 1991.
DAOLIO, J. Cultura Educação Física e Futebol. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
FARIA JR., A.G. Pesquisa em Educação Física: enfoques e paradigmas. In: FARIA JR.; FARINATTI (Org.). Pesquisa e produção do conhecimento em educação física: livro do ano de 1991/ SBDEF. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992.
FERNANDES, V.L.F.P. Educação Física (Adaptada) e Políticas Educacionais de inclusão: contexto. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, n. 149, outubro 2010.
LIMA, L.A. Capoeira angola: lição de vida na civilização brasileira. In: BICUDO, M.A.; ESPOSITO, V.H. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Ed. Unimep, 1994. p.61-66.
MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MIRAGAYA, A. A mulher olímpica: tradição versus inovação na busca pela inclusão. In: DA COSTA, L.P.; TURINI, M. Coletânea de textos em estudos olímpicos. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002. v.1.
MORATO, M.P.; GOMES, M.S.P.; SCAGLIA, A.J.; ALMEIDA, J.J.G. A mediação cultural no futebol para cegos. Movimento, v.17, n.4, p.45-63, out./dez. 2011.
PEREIRA, E.G.B.; GIOIA, F.M.; FERREIRA, P. O voleibol sentado: um reflexão bibliográfica e histórica. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 13, p. 1-15, 2008.
RAMOS, J.J. Os exercícios físicos na história e na arte. Edição orientada pelos professores M. José Gomes Tubino e Cláudio de Macedo Reis. São Paulo: IBRASA, 1982.
SEÇÃO DE DESPORTOS COLETIVOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO. Volibol. 1. ed. Brasília: EGGFC, 1972.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA (SOBAMA). Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inicio.htm>. Acesso em: 09 Ago. 2013.
TONELLO, M.G.M. Inclusão nas aulas de Educação Física: aspectos conceituais e práticos. In: SCARPATO, Marta (Org.). Educação Física: como planejar as aulas na educação básica. São Paulo: Avercamp, 2007.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
URECE, ESPORTE E CULTURA. Disponível em: <http://urece.org.br/site/>. Acesso em: 9 ago. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.