VIOLENCE AND SPORTS: SOME CONSIDERATIONS
Keywords:
violence, sport, martial arts, fighting sports, mix martial artsAbstract
The current text presents some considerations about violence and sport. Opportunities offered by sports practice, ever since wellconducted, can reduce the chance of the practitioner to engage in aggressive behavior, it may be used as an additional instrument to fight against the urban violence. However, for a complex interaction between several social, personal, situational and structural factors, many athletes, supporters and officials become involved in aggressive behavior. Studies suggest that the practice of martial arts / fighting sports itself would not be directly related with violence, but this issue needs further study due to its complexity and heterogeneity of this context
Downloads
References
BARREIRA, C.R.A.; MASSIMI, M. A moralidade e a atitude mental no karate-do no pensamento de Gichin Funakoshi. Memorandum, v. 2, p. 39-54, abr. 2002. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos02/barreira01.htm>. Acesso em: 23 mar. 2006.
BARREIRA, C.R.A.; MASSIMI, M. As idéias psicopedagógicas e a espiritualidade no karate-do segundo a obra de Gichin Funakoshi. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 2, p. 379-388, 2003.
Disponível em: <www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a18v16n2.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2006.
BENTO, J. O. Desporto para crianças e jovens: das causas e dos fins. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI G. (Org.), Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 21-56.
BORGES, O. A. Jiu jitsu: educação ou adestramento? Treinamento Desportivo, v. 4, n. 1, p. 67-71, 1999.
BURNEY, D. M. Adolescent Anger Rating Scale: professional manual. Odessa, Fla, USA: Psychological Assessment Resources, 2001.
BURNEY, D. M.; KROMREY, J. Initial development and score validation of the adolescent anger rating scale. Educational and Psychological Measurement, v. 61, n. 3, p. 446-460, 2001.
CAPITANIO, A. M. Educação através da prática esportiva: missão impossível? Lecturas: Educación Física y Deportes, ano 8, n. 58, mar. 2003. Disponível em: <www.efdeportes.com/efd58/esport.htm>. Acesso em: 23 mar. 2006.
DIMIC, M.; MILLER, C. Artes Marciais Mistas: os segredos do MMA. Tradução de M. Albuquerque. São Paulo: Madras, 2011.
DI PIERRO, C.; SILVA, F. S. Primeiro tempo do terceiro setor. Projeto social. In: RUBIO, K. (Org.). Psicologia do esporte: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 139-154.
FUNAKOSHI, G. Karatê-dô: o meu modo de vida. Tradução: E. L. Calloni. São Paulo: Cultrix, 1994.
GAYA, A.; TORRES, L. O esporte na infância e adolescência: alguns pontos polêmicos. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI G. (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 57-74.
HOKINO, M. H.; VALDÉS CASAL, H. M. A aprendizagem do judô e os níveis de raiva e agressividade. Lecturas: Educación Física y Deportes, ano 6, n. 31, fev. 2001. Disponível em:
<www.efdeportes.com/efd31/raiva.htm>. Acesso em: 23 mar. 2006.
KORSAKAS, P.; DE ROSE JR., D. Os encontros e desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 83-93, 2002.
KRÜGER, H. Introdução à psicologia social. 2. reimp. São Paulo, SP: EPU, 2006.
LOTFIAN, S.; ZIAEE, V.; AMINI, H.; MANSOURNIA, M. A. An analysis of anger in adolescent girls who practice the martial arts. International Journal of Pediatrics, v. 2011, article ID 630604. 2011. Disponível em: <http://www.hindawi.com/journals/ijped/2011/630604>. Acesso em: 31 out. 2012.
LOURENÇO, L. M. Violência no esporte: algumas perspectivas importantes nas crenças (e crendices) sobre o assunto. In: BASTOS, R. L. (Org.), Psicologia, microrrupturas e subjetividades. Rio de Janeiro: e-papers, 2003. p. 143-158.
MARQUES, A. Fazer da competição dos mais jovens um modelo de formação e de educação. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 75-96.
MONTEIRO, R. A. Prevenção da violência: o caso de projetos sócio-esportivos nos subúrbios cariocas. 2009. Tese (Doutorado) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
NAÇÕES UNIDAS. Esporte para o desenvolvimento e a paz: em direção à realização das metas de desenvolvimento do milênio (Relatório da Força Tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz). 2003.
Disponível em: <http// www.uepg.br/paz/docs/esporte02.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2006.
PAULA JUNIOR, G. V.; LOURENÇO, L. M.; FERREIRA, M. E. C. Um estudo das crenças no que concerne à relação entre artes marciais / esportes de combate e violência. Revista Mineira de Educação Física, v. 18, n. 1, p. 124-134, 2010.
PIMENTA, C. A. M. Violência entre torcidas organizadas de futebol. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 122-128, abr./jun. 2000. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9795.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2006.
REID, H.; CROUCHER, M. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. Tradução de M. B. Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2004.
REIS, H. H. B. La relación entre fútbol, violencia y sociedad: un análisis histórico a partir de la teoría del proceso civilizador. Trabalho apresentado no X Congreso de Historia del Deporte (Actas), Sevilla, nov. 2005. Disponível em: <http://www.cafyd.com/HistDeporte/htm/pdf/4-15.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2006.
REIS, H. H. B. Futebol e violência. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006.
RUBIO, K. Do Olimpo ao pós-olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Revista Paulista de Educação Física, n. 16, v. 2, p. 130-143, jul./dez. 2002.
SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2 ed. revisada e ampliada. Barueri, SP: Manole, 2009.
SILVA, D.; SANTOS, S. G. Princípios filosóficos do judô aplicados à prática e ao cotidiano. Lecturas: Educación Física y Deportes, ano 10, n. 86, jul. 2005. Disponível em: <www.efdeportes.com/efd86/judo.htm>. Acesso em: 23 mar. 2006.
SILVA, E. G.; VALDÉS CASAL, H. M. Manifestação de comportamentos agressivos em praticantes de artes marciais. Lecturas: Educación Física y Deportes, ano 5, n. 25, set. 2000. Disponível em: <www.efdeportes.com/efd25/artesm.htm>. Acesso em: 23 mar. 2006.
SPIELBERGER, C. D. Manual do Inventário de Expressão de Raiva como Estado e traço. Tradução e Adaptação de A. M. B. Biaggio. São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica, 1992.
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Tradução de C. Monteiro. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
WOODWARD, T. W. A review of the effects of martial arts practice on health. Wisconsin Medical Journal, v. 108, n. 1, p. 40-43. 2009. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19326635>. Acesso em: 31 out. 2012.
ZIAEE, V.; LOTFIAN, S.; AMINI, H.; MANSOURNIA, M. A.; MEMARI, A. H. Anger in adolescent boy athletes: a comparison among judo, karate, swimming and non athletes. Iranian Journal of Pediatrics, v. 22, n. 1, p. 9-14, mar. 2012. Disponível em: <http://ijp.tums.ac.ir/index.php/ijp/index>. Acesso em: 31 out. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos e publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O manuscrito submetido deve ser original, não podendo ter sido publicado em qualquer outro veículo de informação científica, e nem submetido para publicação em outra revista científica. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Mineira de Educação Física, ficando sua reimpressão total ou parcial de acordo com a licença Creative Commons Attibution 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.