HABILIDADES MOTORAS DE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTEBOL

Autores/as

  • Bruno Sachetti Bacharel e Licenciado em Educação Física.
  • Clesly Guimarães Bacharel e Licenciado em Educação Física
  • Antonio Carlos Pereira de Oliveira Especialista em Educação Especial

Palabras clave:

habilidades motoras, alunos, futebol

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de desenvolvimento de habilidades motoras entre praticantes e não praticantes de futebol com idade entre 10 e 13 anos, matriculados na Escola de Futebol KG10 e de uma escola municipal de Barra Bonita - SP. Para essa avaliação foram selecionados 30 alunos, divididos em dois grupos: praticantes e não praticantes de futebol. Os alunos foram avaliados nos testes Wall Volley Test (passe) e Soccer Dribble Test (condução de bola entre os cones) (McABLE; McARDLE, 1978). Foram obtidas as variáveis de repetições de passes, no Wall Volley Test, e tempo (segundos), no Soccer Dribble Test. Os resultados apontaram uma média de 15,47 repetições no Wall Volley Test para os praticantes e de 11,33 para os não praticantes. No Soccer Dribble Test, os praticantes obtiveram uma média de 13,33 segundos, enquanto os não praticantes ficaram com média de 16,86 segundos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANASTASIADIS, S.; ANOGEIANAKI, A.; ANOGIANAKIS, G. et al. Real time estimation of physical activity and physiological performance reserves of players during a game of soccer. Stud. Health Technol. Inform., v. 98, p. 13-5, 2004.
BENDA, R. N. Sobre a natureza da aprendizagem motora: mudança e estabilidade e mudança. Revista Brasileira de Educação Física, Esp., São Paulo, v.20, set. 2006.
BOCILENHO, O. B. Análise da estrutura do futebol brasileiro: atualização do futebol uma proposta prática. Curitiba, 2001. Monografia (Especialização em Administração Esportiva) – Universidade do Esporte.
BRAZ, G. De C. Brincando e aprendendo com jogos sensoriais. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
CAMPOS, W.; GALLAGHER, J.; LADEWIG, I. Os efeitos da idade e nível de experiência na performance motora em crianças praticantes de futebol. Revista Synopsis, Curitiba, v.7, 1996.
CAMPOS, R. S. Estudo comparativo das habilidades motoras e cognitivas em praticantes de futebol de diferentes locais de prática. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, UFPR, Curitiba, 2004.
DAÓLIO, J. Cultura, educação física e futebol. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.
ERICSSON, K. The acquisition of expert performance: an introduction to some of the ussue. In: ERICSSON, K. (Ed.) The road to excellente: the acquisiton of expert performance in the arts and sciences, sports and games. USA: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.
FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Londrina: Midiograf, 1998.
FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção Educação Física e Esportes).
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos: o ensino dos jogos desportivos. Porto: Universidade do Porto, 1995.
GOMES, A. C.; MACHADO, J. A. Futsal: metodologia e planejamento na infância e adolescência. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2001.
LADEWIG, I.; MARTINS, D. F.; CAMPOS W.; GALLAGHER J. Soccer decision making: cross-cultural differences between Brazilian and American women. Journal of Sport & Exercise Psychology, v.24, p.83, Jun. 2002.
LADEWIG, I.; CIDADE, E. R.; LADEWIG, J. M. Dicas de aprendizagem visando aprimorar a atenção seletiva em crianças. In: ___________. Avanços em comportamento motor. Rio Claro: Editora Movimento, 2001. p. 166-197.
McABLE, J. F.; McARDLE, W. D. Team sports skill test. In: MONTOYE, H.J. (Ed.). An introduction to measurement in physical education. Boston: Allym and Bacon, 1978.
MARINS, J.C.B.; GIANNICH, R. S. Avaliação e prescrição de exercício – guia prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.
PEREZ, L. M.; BÃNUELOS, F. S. Rendimento desportivo: claves para la optimización de los aprendizages. Madrid, 1997.
REILLY, T. Energetics of high-intensity exercise (soccer) with particular reference to fatigue. J. Sports Sci., p. 257-63, 1997.
SCAGLIA, A. J. O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 1999.
SCHIMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001
SISTO, F. F.; GRECO, J. P. Comportamento tático nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física, v. 9, n. 1, p. 63-68, 1995.
TANI, G. O. Variabilidade de resposta e processo adaptativo em aprendizagem motora. Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física e Esporte, USP, São Paulo, 1989.
TANI, G. O.; KOKUBUN, E.; MANOEL, E. J. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1998.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. Trad. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
WEINECK, J. Treinamento ideal. 9. ed. Barueri: Manole, 1999.

Publicado

2014-03-30

Cómo citar

Sachetti, B. ., Guimarães, C. ., & Oliveira, A. C. P. de . (2014). HABILIDADES MOTORAS DE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTEBOL . Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 55–71. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10095