ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DO ENSINO NOTURNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Diego Facion Beber Licenciatura em Educação Fisica pela Universidade Tiradentes (Aracaju-SE). Bacharelado em Educação Física Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduação em Desempenho Humano e Esportivo na Atividade Física - Universidade Tiradentes (Aracaju-SE).

Palabras clave:

nível de atividade física, doenças multifatoriais, IPAQ

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma política educacional do governo que tem o propósito de dar oportunidade às pessoas que não tiveram chance de estudar no seu devido espaço de tempo. No entanto, devido às suas atividades diárias, os estudantes do EJA podem ter interferência no seu nível de atividade física (NAF). Portanto, é necessário o conhecimento da condição física do indivíduo. Assim, este estudo teve como objetivo de analisar o nível de atividade física dos estudantes do EJA no seu horário noturno. Participaram deste estudo 69 adolescentes e adultos com faixa etária de 18 a 68 anos (26,5 ± 9,1), estudantes do EJA na Escola Estadual Jackson de Figueiredo, localizada na cidade de Aracaju-SE. Para estimar o NAF, foi utilizado o Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ, forma curta). Para analisar os dados, foi utilizado o consenso realizado entre o CELAFISCS e o Center for Disease Control de Atlanta, em 2002, considerando os critérios de frequência e duração, que classifica as pessoas em quatro categorias (muito ativo, ativo, irregularmente ativo, sedentário). Na amostra estudada houve grande prevalência de sedentários e irregularmente ativos (60,6%), seguida do nível ativo (39,4%), De acordo com a análise binomial entre os gêneros, há diferença significativa entre eles (p< 0,01), indicando que a proporção de homens ativos é maior que a de mulheres ativas fisicamente. Conclui-se que a maioria dos estudantes do horário noturno do EJA é insuficientemente ativa fisicamente (60,6%), o que demonstra nesse público um grande potencial para intervenção que tenha o objetivo de aumentar o nível de atividade física.

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Publicado

2014-03-30

Cómo citar

Beber, D. F. . (2014). ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DO ENSINO NOTURNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Mineira De Educação Física, 22(1), 72–82. Recuperado a partir de https://beta.periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10096