RELAÇÃO ENTRE NÍVEL SOCIOECONÔMICO, ESCOLARIDADE DOS PAIS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR (AFFORDANCES) INFANTIL EM AMBIENTES DOMÉSTICOS
Palabras clave:
nível socioeconômico, desenvolvimento motor, ambientes domésticosResumen
O objetivo do presente estudo foi analisar possíveis associações entre o nível socioeconômico, a escolaridade dos pais e as oportunidades (affordances) para desenvolvimento motor de crianças de 18 a 42 meses em ambientes domésticos do município de Várzea Alegre - CE. Participaram 75 famílias com crianças entre 18 e 42 meses de idade. Utilizou-se o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), critério Brasil 2012, e o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – AHEMD – 18-42 meses. Foi utilizada estatística descritiva e inferencial, com os testes de Qui-Quadrado e de correlação de Spearman. Constatou-se que, quanto menor o nível socioeconômico, pior se encontra a classificação do escore AHEMD Total, e, quanto maior a classificação social, maiores são as oportunidades contidas nos lares participantes da pesquisa. Ainda assim, nenhum dos lares investigados apresentou uma classificação considerada alta no nível de oportunidades para o desenvolvimento motor das crianças.
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